Os óleos e graxas lubrificantes são indispensáveis ao funcionamento de todo e qualquer tipo de máquinas – pois eles atuam para evitar os desgastes e proteger as peças e componentes contra a corrosão, a oxidação e a formação de depósito.

Pra você ter uma ideia da importância da lubrificação, a maioria do consumo nacional de óleos e graxas lubrificantes é de uso automotivo, principalmente motores a diesel. E também são empregados nas indústrias, em sistemas hidráulicos, motores estacionários, turbinas, ferramentas de corte, dentre outros maquinários. 

Os óleos lubrificantes, que são derivados do petróleo, não são consumidos durante todo o seu uso, podendo ser formulados somente com óleo básico (óleo mineral puro) ou agregados e aditivos (que são produtos químicos que melhoram as propriedades dos óleos básicos).

Já as graxas são lubrificantes obtidos a partir da mistura do óleo de petróleo com sabão (basicamente de lítio ou de cálcio). Na composição entram também agentes estabilizadores e aditivos.

RISCOS À SAÚDE E AO MEIO AMBIENTE

O óleo lubrificante usado é considerado um resíduo perigoso por ser tóxico e apresentar riscos ao meio ambiente e à saúde. De acordo com o CEMPRE (2006), 1 tonelada de óleo lubrificante representa o equivalente a uma carga poluidora de 40.000 habitantes, e apenas 1 litro de óleo lubrificante é capaz de esgotar o oxigênio de 1 milhão de litros de água. Por ser menos denso do que a água, o óleo lubrificante forma uma película sobre a sua superfície, dificultando a passagem do ar e da luz que são indispensáveis para a realização da respiração e da fotossíntese.

É por essa razão que legislação brasileira determina que todo óleo lubrificante usado deve ser rerrefinado,e qualquer outra forma de descarte é considerado crime ambiental.

As normas de descarte são regidas pelas leis do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e pela ANP (Agência Nacional do Petróleo) respeitando a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A Incol Lub respeita integralmente as legislações e dispõe, nas embalagens de seus produtos, um alerta sobre a destinação e a forma de retorno dos óleos lubrificantes usados ou contaminados.

COMO SOLICITAR A COLETA DO ÓLEO USADO?

Para solicitar a coleta dos óleos usados você deve entrar em contato com uma das empresas abaixo. Essas empresas farão a coleta e são responsáveis pelo rerrefino desses óleos – ou seja, irão transformar o óleo lubrificante usado ou contaminado em óleo mineral básico, principal matéria-prima na produção de lubrificantes acabados.

A coleta pode ser solicitada para uma das empresas relacionadas abaixo:

Lwart
0800 701 0088

Petrolub
0800 283 1145

Lubrasil
0800 015 2574

×