Muito se divulga esse mito, pois as pessoas acreditam que o óleo “baixar” ou “escurecer” está relacionado a sua qualidade. Mas essa afirmação não é verdade, muito pelo contrário, essas características podem indicar que o óleo está cumprindo sua função corretamente.
O nível de óleo baixou?
O óleo lubrifica o pistão para que o mesmo possa se movimentar sem “travas”, e com isso, um pouco de lubrificante pode ser queimado junto com o combustível. Por isso o nível do óleo pode abaixar, mas o normal é que seja em pouca quantidade. O melhor momento para fazer a medição do nível do óleo é quando o carro está frio e fique atento se a redução for contínua ou exagerada, pois pode representar um vazamento de óleo.
O óleo está escuro, devo trocar?
É completamente normal que o óleo esteja escuro, pois uma de suas funções é limpar as sujeiras que se acumulam no motor, assim ele fica sujo, invés do motor, não deixando as sujeiras interferirem no funcionamento do veículo.
Se o óleo estiver escuro, pode indicar que a próxima troca está perto, mas não precisa trocar de imediato, basta respeitar o tempo ou quilometragem indicados.
Mas se você tiver efetuado a troca a pouco tempo e não circulou a quilometragem necessária, vale a pena investigar porque o óleo está ficando sujo tão rápido.
Sempre que possível, verifique o nível e a cor do seu lubrificante e respeite o tempo e a quilometragem indicadas para troca. É essencial substituir o óleo antigo e sujo por um novo que possa continuar limpando e lubrificando os componentes do veículo.
Comments are closed.