Os incêndios em carros acontecem geralmente em veículos com mais de 15 anos, mas isso pode e deve ser evitado com alguns cuidados simples. Saiba quais são as principais causas e como evitar que seu veículo acabe em chamas.

Pane elétrica e falta de manutenção preventiva: são as principais causas de incêndios. Para isso, agende revisões a cada 10km. É importante checar cabos da bateria, fios desencapados – a fiação do carro não pode ter nenhum contato com a parte metálica do veículo – e caixa de fusíveis. Além disso, é importante dar atenção redobrada à instalação correta de acessórios como ar condicionado e alto falantes.

Sistema de alimentação: Verifique possíveis vazamentos e faça a manutenção de componentes como os reservatórios e as mangueiras – que podem rachar facilmente com o tempo.

Objetos dentro do veículo:  como vidros e garrafas – dentro de um veículo estacionado ao sol – onde a temperatura pode passar 80ºC – tende a fazer o papel de uma lupa quando os raios solares o atravessam, causando um foco de incêndio. Evite deixar esses objetos no interior do carro.

Lembre-se: Em caso de incêndio se afaste-se do veículo e peça ajuda, se estiver dentro dele, tenha em mãos o extintor e nunca abra o capô do carro rapidamente, pois as chamas aumentam à medida que o ar circula.

Comments are closed.